Inteligência Emocional
Você sabe quem é Daniel Goleman?
Daniel goleman é um psicólogo escritor e phd da universidade de harvard nos estados unidos e é considerado o pai da inteligência emocional no mundo inteiro.
O especialista foi responsável por popularizar o conceito de inteligência emocional por meio do seu best-seller publicado em 1995, que vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.
Ele ensina que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional de qualquer pessoa.
Não a loteria genética que define vitoriosos os fracassados na vida, embora existam pontos que determinam um temperamento.
Muito dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados e desenvolvidos.
Portanto, de acordo com o Goleman, temperamento não é destino.
Daniel goleman define a inteligência emocional como uma capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e também gerir bem as emoções dentro de nós e dos nossos relacionamentos pessoais ou profissionais.
Para Goleman a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos.
Como exemplo o especialista aponta que a maioria das situações de trabalho e da vida são movidas por relacionamentos entre pessoas.
Isso significa que indivíduos que sabem se relacionar, ou seja que possuem afabilidade, compreensão e gentileza, tem mais chances de alcançar o sucesso do que os outros.
Agora vamos falar das principais habilidades da inteligência emocional propostas por Goleman.
Autoconhecimento Emocional
É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos.
Ausência da habilidade de reconhecer como realmente nos sentimos nos deixa à mercê das emoções. Quando aprendemos a reconhecê-las passamos a pilotar melhor as nossas vidas.
Controle Emocional
É a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os à cada situação vivida.
É ter consciência das emoções negativas que nos bloqueiam e poder se libertar delas por meio de um processo dirigido pela razão.
Se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista ou então decidir fazer um passeio quando estamos com raiva.
Porém, se não conseguirmos reconhecer essas emoções que estamos vivenciando naquele momento, dificilmente podemos fazer algo a respeito delas.
Automotivação
É a capacidade de dirigir emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal.
Se nos deixarmos levar pela ansiedade, pelos aborrecimentos, dificilmente conseguimos nos concentrar na tarefa que estamos realizando.
Por outro lado, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perderemos a calma durante o período de espera pela gratificação.
Empatia
Também é uma habilidade proposta pela inteligência emocional e diz respeito à capacidade de reconhecer as emoções das outras pessoas.
Ter empatia permite reconhecimento das necessidades e desejos dos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos saudáveis e eficazes, ou seja, se colocar o velho e bom sapato do outro.
Os relacionamentos interpessoais e habilidade de interação com outras pessoas, utilizando competências sociais, é saber gerir os sentimento das outras pessoas.
Funciona como uma base que sustenta a popularidade, a capacidade de liderança e à eficiência interpessoal também.
Todos os seres humanos possuem a capacidade para desenvolver qualquer uma dessas habilidades que foram citadas e destacados por Goleman.
Suas competências emocionais podem ser treinadas e aprimoradas com a construção de novos hábitos e novas maneiras de pensar e se comportar, mas é claro, a base principal de tudo isso é a experiência humana, ou seja, se permitir viver na prática tudo isso, sair simplesmente da teoria e viver cada uma dessas habilidades, experimentar cada uma dessas habilidades no seu dia a dia.
Então vai lá, coloque na prática cada uma dessas habilidades propostas por Goleman e pela inteligência emocional e veja aí saindo de uma situação difícil para uma situação resolvida, de um sucesso para o sucesso, da sombra para a luz e descobrir que você pode sim mudar as suas emoções e com isso mudar os resultados da sua vida.